segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

06.01.10 - Programas de Gestão de Incidentes Críticos

O contexto actual evidencia uma forte incidência de acontecimentos traumáticos e até catastróficos em contexto de trabalho. A resposta em crise e de emergência da Outcome tem vindo a revelar-se fundamental para as empresas de hoje, que de forma sustentável, implementam planos de intervenção e de prevenção de síndrome pós-traumático no seu activo humano.
O começo de 2010 implicou um aumento de cerca de 70% de recorrência aos serviços de apoio ao colaborador disponibilizados pela Outcome, particularmente no âmbito da Gestão de Incidentes Críticos.
Os Programas de Gestão de Incidentes Críticos da Outcome implicam a intervenção num modelo faseado, iniciando-se por um diagnóstico e categorização da gravidade do incidente, após o qual se facilitam sessões de debriefing em grupo, para a equipa ou familiares do colaborador envolvido.
Num terceiro momento, os colaboradores e familiares que evidenciarem necessidades de intervenção mais individualizada e de âmbito terapêutico são identificados e encaminhados para estes serviços pela própria chefia, que foi previamente preparada no suporte e encaminhamento destas situações.
O modelo de intervenção em crise da Outcome propõe facilitar o processo de resiliência ao incidente traumático, a reintegração no dia-a-dia profissional e familiar, identificando precocemente situações mais vulneráveis e reforçando a rede de suporte social na organização e seio familiar.
O retorno do investimento deste modelo de serviço da Outcome tem sido a rápida recuperação dos envolvidos e redução significativa do absentismo pós-incidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário